Neste ultimo final de semana foi realizado em Fortaleza, o 4º Encontro Regional da Opa. O evento que o reuniu militantes dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, teve como objetivo promover um momento de estudo, reflexão e organização.
Nos três dias de encontro várias reflexões foram trazidas a tona, entre elas destacamos a luta por direitos “nenhum direito a menos”, respeito as religiões, moradia digna, respeito a comunidade LGBTT, democratização dos meios de comunicação.
A delegação do Piauí foi representada por membros da Pastoral da Juventude do Meio Popular- PJMP da Paróquia São José Operário e moradores do bairro Boa Esperança, que atualmente enfrentam um processo de desapropriação, e estão lutando para permanecerem no local.
O encontro foi marcado pelas manifestações artísticas-culturais trazidas por grupos organizados, que se revezam para declamarem poesias, cantos e místicas ecumênicas. Tivemos como destaque a participação de uma representante de religiões de matrizes africanas.
Entre um estudo, uma palestra, uma mística, cantos e dinâmicas os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundarem em temas de cunho social, tendo como prioridade a conjuntura em que vivemos e o processo de organização. Sete oficinas foram realizadas a fim de direcionar os participantes para a natureza de luta da Opa como instrumento de transformação.
Visando a conclusão do encontro houve o momento de organizar as bases por estado, onde foram indicados os representes e coletivos que farão parte do processo de organização e condução dos trabalhos.